2009-2010

E-Psico Um Sistema de Recomendação baseado em Traços de personalidade: influenciando a tomada de decisão computacional no contexto de E-services

Descrição: (Esse é um projeto guarda chuva, que engloba varios projetos de IC). A ausência de aspectos psicológicos nos atuais e correntes Perfis e Modelos de Usuário têm motivado esse projeto. Atualmente, Perfis com detalhes psicológicos pessoais não são a principal preocupação de projetistas e desenvolvedores de sistemas Web. Algumas pesquisas tem sido realizadas por cientistas, principalmente, de Computação Afetiva focando na identificação e na modelagem da Emoção do usuário em sistemas computacionais . Estudos recentes de psicólogos, neurologistas, antropólogos e cientistas computacionais tem demonstrado quão importante os aspectos psicológicos humanos, tais como Traços de Personalidade e Emoções, são durante o processo de tomada de decisão humana. A Emoção humana e seus modelos já tem sido amplamente estudados e implementados em computadores, diferente do que ocorre com a Personalidade. O objetivo geral desse projeto é definir técnicas eficazes de recomendação, e gerar como produto provas estatísticas de que efetivamente recomendar informações, produtos ou serviços é mais eficiente se usado Traços de Personalidade humanos.
Situação: Finalizado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 10).
Integrantes: Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 36 / Número de orientações: 20.

 

Desenvolvimento a Identidade do Usuário para a formação de grupos de trabalho no Moodle : Estudo teórico para ser usado na EAD da UFS
Descrição: Desenvolvimento de uma base Teórica para a recomendação de grupos psicologicamente compatíveis de alunos que usam o moodle na EAD da UFS.(Projeto pertencente a um projeto guarda chuva E-Psico sob coordenação de Maria Augusta Silveira Netto Nunes /homologado-Portaria nº. 1287 de 22/05/2009).
Situação:  Finalizado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1).
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Coordenador / Suzana Leitão Russo - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.Número de orientações: 1.

 

Recomendação dinâmica de cursos no Moodle: Estudos teórico para ser implementado à EAD da UFS
Descrição: Criar uma base teórica para a posterior construção de um sistema de Recomendação que leve em consideração também as questões psicológicas do usuário quando da recomendação de um curso dinâmico em EAD.
Situação:  Finalizado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . 
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Integrante / Suzana Leitão Russo - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.Número de orientações: 1.

 

Computação Afetiva para a personalização do Moodle
Descrição: (Projeto pertencente a um projeto guardachuva intitulado "ONDE ESTOU" cuja coordenação pertence ao prof. Gláucio Couri Machado). A ausência de aspectos psicológicos nos atuais e correntes Perfis e Modelos de Usuário têm motivado esse projeto. Atualmente, Perfis com detalhes psicológicos pessoais não são a principal preocupação de projetistas e desenvolvedores de sistemas Web. Algumas pesquisas tem sido realizadas por cientistas, principalmente, de Computação Afetiva focando na identificação e na modelagem da Emoção do usuário em sistemas computacionais. Estudos recentes de psicólogos, neurologistas, antropólogos e cientistas computacionais tem demonstrado quão importante os aspectos psicológicos humanos, tais como Traços de Personalidade e Emoções, são durante o processo de tomada de decisão humana. Nesse projeto, propõe-se o desenvolvimento de uma proposta para implementação de Computação Afetiva em ambientes computacionais (nesse caso o foco é o Moodle utilizado na EAD da UFS).
Situação:  Finalizado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3). 
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Integrante / Suzana Leitão Russo - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.Número de orientações: 3.

 

Validação do uso de Traços de Personalidade em Agentes Virtuais para a Formação de eficientes gurpos de trabalho
Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é testar e validar se essas relações sociais entre agentes reais e sintéticos coexistem e, se as mesmas têm credibilidade como teriam na vida real. Um outro ponto importante da pesquisa é verificar a relação entre os processos colaborativos das relações sociais e os respectivos Traços de Personalidade dos agentes reais e sintéticos.
Situação:  Finalizado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2).
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Integrante / Rui Prada - Integrante / Suzana Leitão Russo - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa / Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: ID em Lisboa - Cooperação.Número de orientações: 2.