2010-2011

Recomendação dinâmica de cursos no Moodle: Criação de plug-in para a Universidade Coorporativa da UFS

Descrição: Criar um plug-in para construção de um sistema de Recomendação que leve em consideração também as questões psicológicas do usuário quando da recomendação de dinâmica de cursos na Universidade Corporativa - UFS..
Situação:  Finalizada; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . 
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Integrante / Suzana Leitão Russo - Integrante / João Paulo Feitoza - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.Número de orientações: 2.

 

Desenvolvimento de Plugin Moodle para a Formação de Grupos de Trabalho para uso na EAD UFSDesenvolvimento de um plugin Moodle para formação de grupos de trabalho para uso na EaD da UFS.
Descrição: Nos últimos anos, no Brasil, a Educação à Distância obteve um crescimento considerável, concebido graças aos grandes avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a partir do advento do Sistema Universidade Aberta do Brasil, criado pelo decreto Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, por várias Instituições Federais. Esse crescimento permitiu a muitas pessoas o acesso ao ensino superior. No decreto supracitado, fica instituído que o sistema UAB tem como finalidades a expansão dos cursos de ensino superior no Brasil, bem como sua descentraliza ção, dando ênfase à formação de profissionais da área de educação. Como se pode notar, a EaD é relativamente jovem, se comparada à Educação Presencial, já consolidada. E por isso, apresenta alguns problemas relacionados não à sua implantação, mas sim quanto ao funcionamento. Pode-se citar, como exemplo, que apesar do aumento na oferta de vagas, ainda há uma desistência discente enorme na modalidade EaD. Na Universidade Federal de Sergipe houve a desistência/abandono de 2223 vagas em 2010 considerando a oferta anual de 2600 vagas. O mesmo ocorre em muitas outras universidades brasileiras que introduziram o ensino à distância; a nível nacional o índice de evasão é de cerca de 30%. Muitas são as razões apontadas para este alto índice de evasão, como falta de professores/tutores que estejam preparados para ensinar à distância visto que estes, em sua maioria, tiveram formação para o ensino presencial, alunos que não sabem ou não conseguem utilizar de maneira adequada as ferramentas presentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), dentre outros. Porém, pesquisas recentes como as de [Favero e Franco, 2006] e [Santos et al, 2008] apontam que os principais motivos para esta realidade envolve principalmente problemas na interação dos alunos no ambiente, com professores/tutores e com outros alunos. Objetivando minimizar esse problema propõe-se o desenvolvimento de um plugin Moodle para formaç.
Situação: Finalizada; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . 
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Integrante / Suzana Leitão Russo - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.Número de orientações: 1.

 

Desenvolvimento de metodologias de extração de perfil psicológico de usuário para aplicação em Sistemas de Recomendação objetivando personalização de produtos e serviços em e-commerce
Descrição: Criar novas estratégicas metodológicas de como extrair informações sutis do usuário, tais como, personalidade, emoção e habilidades sociais. Tais informações revelam indícios psico-emocionais do padrão de navegação do usuário sendo elas, de extrema valia para recomendação de produtos e serviços na web..
Situação:  Finalizada; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Integrantes: Christian Nunes Aranha - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / Abdelkader GOUAICH - Integrante / Sam Gosling - Integrante / John A. Johnson - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3.

 

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA DETECÇÃO DE ESTADOS EMOCIONAIS ATRAVÉS DA CARACTERIZAÇÃO DO SINAL DE VOZ
Descrição: Criar plug-in,s Moodle e Firefox, capazes de caracterizar níveis de entonação da voz de um usuário e detectar seu estado emocional em um dado momento. Essas informações poderão ser utilizadas como entrada de dados a sistemas que permitam personalizar o ambiente de ensino (ou outro) respeitando, interfaceando e propondo adaptações nas estratégias de ensino/aprendizagem a ser utilizada pelo Tutor considerando os aspectos emocionais do usuário.. 
Situação:  Finalizada; Natureza: Desenvolvimento. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) . 
Integrantes: Gláucio José Couri Machado - Integrante / Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Carlos Alberto Estombelo Montesco - Coordenador / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Sergipe - Bolsa.Número de orientações: 2.