2012-2013

PVB581-2012 - PersonalityML – uma linguagem de marcação para padronizar as representações de Personalidade

Descrição: Estudos recentes de psicólogos, neurologistas, antropólogos e cientistas computacionais tem provado o quão importante os aspectos psicológicos humanos, tais como Emoção e Personalidade, são no processo de tomada de decisão humano influenciando, assim, suas interações. Considerando que a Personalidade é mais abrangente e implica na Emoção, esse projeto se propõe a estender a representação padronizada de Emoção incorporando uma nova extensão intitulada de PersonalityML, que é baseada em XML. Essa extensão objetiva representar a complexidade afetiva, onde a Personalidade é o ponto chave da cadeia e, que sua representação está limitada pela atual versão da EmotionML. A proponente vem trabalhado com o conceitos relativos à “PersonalityML” desde sua tese de doutorado. E agora, de forma incisiva, apoiada pela comunidade científica da área da psicologia, decide-se, efetivamente, que essa linguagem de marcação, na sua primeira versão, seja efetivamente criada, testada e ampliada de acordo com as necessidades apresentada frente aos resultados esperados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2).
Sub-projetos: Incorporando a PersonalityML ao Personality Inventory e ao Personal-Movie - Railan Xisto Silva - Bolsita CNPq (IC); Desenvolvimento da PersonalityML 2.0 - Jonas Santos Bezerra - Bolsita Voluntário (IC).
Integrantes: Suzana Leitão Russo - Integrante / Adicinéia Aparecidade de Oliveira - Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 36.
Número de orientações: 2. 

 

PVB585-2012 - Detectando e melhorando comportamento psicologico de pacientes objetivando melhorar a motivação de pacientes em Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game) usado para reabilitação de membros superiores após AVC

Descrição: Para experimentar uma significativa recuperação, pacientes com AVC - Acidente Vascular Cerebral -   devem realizar um número considerável de exercícios diários. Infelizmente, as sessões típicas com terapeutas incluem um número relativamente pequeno de movimentos. O desafio para a reabilitação pós-AVC é a criação de exercícios capazes de diminuir a monotonia de centenas de movimentos repetitivos. A fim de superar os problemas acima mencionados, diferentes tipos de terapias “não- tradicionais” têm sido propostas. Por exemplo, a possibilidade de utilizar a reabilitação "virtual" tem sido objeto de experiências. Embora a maioria dos estudos sobre o tema estão ligados ao estudo de ambientes de realidade virtual, estudos recentes têm focado o uso em de videogames e consoles para a reabilitação. O objetivo principal desse projeto é tornar disponível os “Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game)” (desenvolvido pelo LIRMM-UM2) para o público brasileiro de pacientes de AVC objetivando criar uma forma de como o jogo possa extrair informações psicológicas do paciente durante o seu processo de reabilitação, visando melhorar a motivação do mesmo por meio do feedback realizado pelo jogo, reduzindo os estados depressivos causados pela doença.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Subprojetos: Extração de aspectos psicológicos 1 dos pacientes para melhora de motivação no tratamento de AVC - Giusepe Lima Chagas - Bolsista Voluntário (IC); Extração de aspectos psicológicos 2 dos pacientes para melhora de motivação no tratamento de AVC - Nelson Rangel Santos Passos - Bolsista FAPITEC (IC); Extração de aspectos psicológicos 3 dos pacientes para melhora de motivação no tratamento de AVC - Rafael de Aquino Santos - Bolsista Voluntário (IC).
Integrantes: Celso de Barros – Integrante / Josimari Melo de Santana Hansen – Integrante / Roberto Cesar Pereira do Prado – Integrante /  Abdelkader Gouaich – Integrante /  Jugurta Rosa Montalvao Filho – Integrante / Leonardo Nogueira Matos – Integrante / Adicineia Aparecida de Oliveira – Coordenador Adjunto / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Número de produções C, T & A: 36.Coordenador.

Número de orientações: 3.

 

PVB583-2012 - Desenvolvimento de metodologias de extração de perfil psicológico em dispositivos moveis

Descrição: Com o aumento crescente no uso dos dispositivos móveis e pela consequente necessidade da prestação de serviços para esses dispositivos, o Brasil passa por uma crescente necessidade de trabalhos que suportem essa área. Tem-se nos próximos anos um potencial exepcional de uso de softwares para dispositivos móveis fomentado pela chegada de turistas e esportistas estrangeiros que estarão participando dos grandes eventos esportivos de 2014 e 2016 Esse público visitará o Brasil de porte de seus dispositivos móveis e demandarão serviços através dos mesmos. Esse trabalho visa contribuir na melhor forma de compreensão das necessidades do usuário ao compreender aspectos de seu comportamento e personalidade, prestando, dessa forma, serviços mais personalizados aos clientes e turistas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Sub-projetos: Extraindo de características através de texto do/para dispositivo móvel - Tássio Augusto da Cruz Guimarães - Bolsista Voluntário (IC); Metodologias de extração de caracteristicas através de kinect para uso em dispositivo móvel - Eric Moura Guimarães - Bolsista Voluntário (IC).
Integrantes: Leonardo Nogueira Matos - Integrante / Hendrik Teixeira Macedo - Integrante / John Johnson - Integrante / Sam Golisng - Integrante  / Athena Vakali - Integrante / Abdelkader Gouaich – Integrante/ Michael Eboueya - Integrante /Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.

Número de orientações: 2.

 

PVB503-2012 - Desenvolvimento de software baseado em dispositivos móveis para personalização de informações, produtos e serviços  geolocalizados para uso nos Megaeventos esportivos de 2014 e 2016

Descrição: Nos próximos anos, o Brasil sediará os megaeventos, são eles: Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos, e com o transcorrer desses eventos surge uma demanda maior por informações personalizadas sobre as atrações e serviços locais ofertadas pelos eventos, porém muitas vezes a informação não é disponibilizada de forma personalizada aos telespectadores/turistas, fazendo com que muitos deles possam receber uma sobrecarga de informação e dificultar a escolha de uma atração. Com o propósito de suprir essa preocupação surgiram os Sistemas de Recomendação (SR) que auxiliam no aumento da capacidade e eficácia do processo de indicação de itens para usuários. Esses sistemas fornecem recomendações sobre itens para usuários com potencial de aceitação, ou seja, realiza a união adequada entre o que está sendo recomendado e os que estão recebendo a recomendação. Esse processo de recomendar é um dos grandes desafios desse tipo de sistema. A inserção de informações contextuais auxiliam o processo de recomendação refinando-a. Com essas informações é possível predizer itens de acordo com o contexto no qual o usuário está inserido, como o contexto de uma vila olímpica nos megaeventos, por exemplo. O uso de recursos presentes em dispositivos móveis como a geolocalização atrelado aos recursos dos SR pode vir a auxiliar a obtenção de informações contextuais de maneira eficiente, e pode auxiliar a disponibilização da recomendação de forma eficaz nos megaeventos de 2014 e 2016. Este projeto objetiva criar um software que seja capaz de personalizar informações aos turistas de forma geolocalizada usando dispositivos móveis (Android e Apple).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Sub-projetos: Sistema de Recomendação geolocalizado para mega evento esportivo baseado em Androide - Christiano Santos Ferreira de Santana - Bolsista Voluntário (IT); Usando a computação afetiva para diminuir o problema do cold-start em Sistemas de Recomendação usados para os megaeventos Maria Luísa Souza Matos - Bolsista Voluntário (IT).
Integrantes: Adicinéia Aparecidade de Oliveira - Integrante / Sílvio César Cazella - Integrante / Jonas Santos Bezerra - Integrante / Igor Goes - Integrante  / Tássio Augusto da Cruz Guimarães - Integrante / Otávio Siqueira Cordeiro - Integrante /Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 36. 
Número de orientações: 2.

 

PVB565-2012 - Adaptando questões da motivação de pacientes (com o uso do Kinect) em Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game) usado para reabilitação de membros superiores após AVC

Descrição: Após um AVC - Acidente Vascular Cerebral, há uma perda das funções cerebrais, devido à perturbação no fornecimento de sangue ao cérebro. A área afetada do cérebro é incapaz de funcionar, conduzindo a uma incapacidade a mover um ou mais membros de um lado do corpo, podendo ainda causar problemas cognitivos tais como afasiaou o “efeito negligência”. Em AVCs a reabilitação envolve um treinamento intensivo e contínuo para recuperar as funções motoras e cognitivas, porém depende de vários fatores, incluindo a gravidade das lesões cerebrais e do grau de plasticidade cerebral. Formas alternatinativas, visando diminuir a enfadonho tratamento fisoterápico e psicológico tradicional foram pensadas para melhorar a recuperação. Embora a maioria dos estudos sobre o tema estão ligados ao estudo de ambientes de realidade virtual, estudos recentes têm focado o uso em de videogames e consoles para a reabilitação. O objetivo principal desse projeto é tornar disponível os “Jogos Sérios para tratamento de AVC (Poststroke Serious Game)” (desenvolvido pelo LIRMM-UM2) para o público brasileiro de pacientes de AVC objetivando criar uma forma de como o jogo possa extrair informações psicológicas do paciente durante o seu processo de reabilitação, visando melhorar a motivação do mesmo por meio do feedback realizado pelo jogo, reduzindo os estados depressivos causados pela doença.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 3).
Sub-Projetos: Extraindo de comportamento, personalidade do pacientes com AVC através de dados estatísticos do PostStroke Serious Game - Éden Pereira da Silva - Bolsista Voluntário (IT); Desenvolvendo a versão brasileira do PostStroke game - Matheus Iacono Teles Oliveira - Bolsista Voluntário (IT); Estudo da extração de comportamento, personalidade do pacientes com AVC via kinect - Saulo Lordao de Andrade Barros - Bolsista Voluntário (IT).
Integrantes: Vivian Maria Adrade – Integrante / Abdelkader Gouaich – Integrante / Abdelkader Gouaich – Integrante / Celso De Barros – Integrante / Josimari Melo De Santana – Integrante / Roberto Cesar Pereira Do Prado – Integrante / Jugurta Rosa Montalvao Filho – Integrante / Leonardo Nogueira Matos – Integrante / Adicineia Aparecida De Oliveira – Coordenador Adjunto / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 36.
Número de orientações: 3.  

 

PVB566-2012 - Criando um template otimizado para os serviços do Portal UFS visando a usabilidade e acessibilidade via dispositivos móveis

Descrição: Atualmente alguns pesquisadores da UFS juntamente com membros da ASCOM (assessoria de comunicação) têm investido em projetos que visem a melhoria na interface, adaptabilidade, acessibilidade, ergonomia do portal da UFS (projeto PIBITI em andamento). Porém o trabalho é bastante complexo e conseguiu-se atacar apenas alguns pontos limitando ainda a usabilidade e acessibilidade do portal via dispositivos móveis. Esteprojeto busca criar ou otimizar um template Drupal visando a melhoria no acesso aos serviços do Portal UFS considerando aspectos de usabilidade e acessibilidade via dispositivos móveis.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Sub-projetos: Estudos para o template em Android - Jonnatas Dias de Lima - Bolsista Voluntário (IT);Ipad- Estudos para o template drupal -  Natanael Santos do Nascimento - Bolsista Voluntário (IT).
Integrantes: Henrique Nou Schneider – Integrante / Estelamaris Da Costa Pina – Integrante / Messiluce da Rocha Hansen – Integrante /  – Integrante /  – Integrante / Carlos Tadeu Santana Tatum – Integrante / Suzana Leitao Russo – Integrante / Maria Augusta Silveira Netto Nunes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 36. 
Número de orientações: 2.